'

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Plantando sementes.

Estudo para célula infantil

1- Introdução – 5 minutos
De boas vindas as novas crianças e agradeça quem as convidou. Ore para começar pedindo que eles repitam com você.  

2- Louvor e Adoração- 10 minutos Lembrando-se que para manter as crianças atentas poderá, ser colocada uma música alegre no inicio e no meio da aula.

3- Ministração do estudo para células- 30 minutos

Texto bíblico: Lucas 8. 4 – 8

Veja esta planta! Como vocês acham que ela ficou tão bonita? O que foi preciso fazer? Jesus estava ensinando o povo próximo ao lago da Galileia, e uma grande multidão ficou á Sua volta. Então Jesus entrou num barquinho, sentou-se e começou a contar uma história. A mesma história que vou contar hoje para vocês. Prestem muita atenção. Jesus disse que um semeador saiu a semear. Sabem o que faz um semeador? O semeador estava plantando a semente.
A 1° semente caiu no caminho e as pessoas pisaram nela. Como estavam á vista, a beira do caminho, os passarinhos a comeram.
A 2° semente caiu numa terra onde havia muita pedra e pouca terra. Logo que ela caiu, brotou, mas não tinha espaço para a raiz pra plantinha crescer. Veio então o sol e a queimou e porque não tinha raiz, a plantinha secou.
A 3° semente foi plantada no meio dos espinhos, que cresceram e abafaram a plantinha.
A 4° e última semente foi plantada na terra boa, que brotaram bonita e saudável dando muitos e muitos frutos. Mas o que esta história tem a ver conosco? Jesus explicou o que queria ensinar com essa história. O semeador é aquele que fala de Jesus.
A 1° semente, aquela que os passarinhos comeram, são pessoas que escutam a palavra de Deus, mas não prestam nenhuma atenção.
A 2° semente, aquela que produziu plantinhas sem raízes, são pessoas que ouvem de Jesus, ficam felizes, mas logo se esquecem.
A 3° semente, aquela que cresceu no meio dos espinhos e foi abafada, são pessoas que ouvem a palavra de Deus e não conseguem vencer as dificuldades ( acordar cedo pra vir á igreja, obedecer a mamãe e ao papai , deixar de falar palavrões, não brigar com os outros) e acabam perdendo o interesse.
A 4° semente, aquela que plantada em terra boa, são pessoas que ouvem a palavra de Deus e procuram fazer tudo direitinho; quando fazem algo errado, contam tudo para Jesus e pedem perdão e ajuda para melhorar. 
Do que uma plantinha precisa para ficar forte e bonita? Ela precisa de água, ar, luz e sol. E nós, que já aceitamos a Jesus como Salvador, do que precisamos para crescer nas coisas de Deus?
Ah! Precisamos orar prestar atenção quando a mamãe (ou professor) estiver contando histórias da Bíblia e vir á igreja.

OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consigam assimilar a história.

4- Oferta- 5 minutos

Ensine aos liderados a importância de ofertar. E jamais os deixe ofertar sem propósito. Ore por prosperidade, gerando Fé no coração de cada discípulo, futuro líder.

5- Avisos e Oração final

Neste domingo as 18hs. Teremos um Culto de Celebração que será indispensável á presença de todos da célula e familiares.

6- Confraternização
Momento para que possa interagir, relacionar-se através de comunhão.

7- Comunhão

A bíblia nos assegura, em Atos 2. 42, que os discípulos de Jesus em tudo estavam reunidos na comunhão e no partir do pão. Serão sempre bem vindos em uma célula de criança balas, pirulitos. Um lanche básico será bom para terminar a célula.

Fonte : Livro A vida de Jesus e algumas de suas histórias. Pré-Primário. Editora Cristã Evangélica.

Bíblia de Recursos para Ministério com crianças, APEC.  

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Onde está a sua casa?



Estudo para célula infantil.



1-Introdução- 05 minutos
Dê boas vindas às novas crianças e agradeça quem as convidou. Ore para começar pedindo que eles repitam com você.


2- Louvor e Adoração- 10 minutos
Lembrando-se que para manter as crianças atentas poderá colocar uma música alegre no início e outra no meio da aula.


3- Ministração do estudo para células: 30 minutos


Texto bíblico: Mateus 7:24-27


Jesus sempre estava ensinando algo para seus discípulos. Para mostrar-lhes como é importante obedecer a Seus ensinos, Jesus contou a história das duas casas. Vamos ouvir a história?
Dois homens resolveram construir suas casas. Um era sábio e o outro, tolo. Sábio é alguém que sabe das coisas, pensa bem antes de falar e gosta muito de aprender. Tolo é quem acha que sabe de tudo, que não precisa aprender nada, mas na verdade é ignorante. Cada um construiu no lugar onde achou melhor.
O homem sábio construiu sua casa em cima de um terreno bem firme, onde havia uma rocha.
O tolo não prestou muita atenção onde deveria construir sua casa e construiu em um terreno que não era firme, nem seguro.
Ele construiu na areia.

Então, veio uma grande tempestade com muita chuva, os rios transbordaram e os ventos sopraram muito fortes. Vocês sabem o que aconteceu?
A casa do homem tolo caiu, sobre a casa do homem sábio e vocês imaginam o que aconteceu?
Muito bem! Ela não caiu.

Quem será que Jesus queria ensinar com esta história? Explique:
Que devemos crer em Deus, confiar no que a Bíblia diz e entregar o nosso caminho para Deus, para que Ele seja o Senhor e dono da nossa vida.


OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consigam assimilar a história.


4- Oferta- 5 minutos
Ensine aos liderados a importância de ofertar.
E jamais os deixe ofertar sem propósito.
Ore por prosperidade, gerando Fé no coração de todo discípulo, futuro líder.


5- Avisos e Oração Final
Neste domingo ás 18 hs, teremos um grande Culto de Celebração que será indispensável á presença de todos da célula e familiares.


6-Confraternização
Momento para que possa interagir, relacionar-se através da comunhão.


7- Comunhão
A bíblia nos assegura, em Atos 2.42, que os discípulos de Jesus em tudo estavam reunidos na comunhão no partir do pão.
Será sempre bem vindo em uma célula de criança, balas e pirulitos. Um lanche básico será muito bom para terminar a célula.


Fonte: livro, Avida de Jesus e algumas de suas histórias. Pré- Primário 2. Editora Cristã Evangélica.
Bíblia de Recursos para Ministério com crianças, APEC.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Os dois Caminhos!

Estudo para célula infantil.



                                                                                            
                                                                                                              

1- Introdução 05 minutos

 Dê as Boas Vindas as novas crianças e agradeça que as convidou. Ore para começar pedindo que eles repitam com você.

2- Louvor e Adoração - 10 Minutos
Lembrando-se que para manter as crianças atentas poderá ser colocada uma música no inicio da aula.

3- Ministração do estudo para Células- 30 Minutos

Texto Bíblico : Mateus 7.13-14

Você já foi passear num parque ou num sítio onde há trilhas nas mata? Foi difícil? Temos que andar com cuidado para não cair, não é? Jesus nós contou uma história sobre dois caminhos: um caminho largo e um estreito.

Depois que foi tentado, Jesus voltou para a cidade por onde passava, fazia o bem. Certa vez, Jesus subiu a um monte com seus discípulos para ensiná-los, porém, quando o povo os viu subindo, foi atrás, porque já tinham visto e ouvido Jesus operar milagres e pregar. Então Ele disse ao povo que precisávamos tomar decisões em nossas vidas: Escolher entre o caminho certo( estreito) e o errado( largo).

Vejam oque Jesus ensinou sobre o caminho largo: ” ...larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela”

Quem são as pessoas que andam pelo caminho largo? São aquelas que não amam a Jesus e estão sempre desobedecendo á palavra de Deus. Parece ser muito fácil andar pelo caminho largo. Só parece se melhor, todos que vão por esse caminho não ligam se estão agradando a Deus e aos seus mandamentos. Esse caminho não nós leva para o céu.

Jesus disse: “ Entrem pela porta estreita... e apertado o caminho que leva á vida. São poucos os que o encontram”. Jesus queria dizer que não é muito fácil andar por esse caminho estreito, ou que não é fácil seguir a Jesus e seus discípulos e seus ensinos. Por exemplo, Jesus nos manda

amar até quem não gosta de nós. Agora pensem como é difícil amar alguém que sempre briga com vocês? É por isso que há pessoas que andam no cominho de Jesus. Mas o caminho de Jesus é o que nos leva para o céu. E Ele quer ajudar e proteger todos que escolhem esse caminho. Vocês precisam fazer somente as coisas que deixam o coração de Deus feliz, como obedecer, respeitar as pessoas, orar ao Senhor e ler a Bíblia para conhecer a vontade de Deus, que é boa perfeita e agradável para todos nós.

JESUS disse: ‘... “Eu sou o caminho, e a verdade e vida; ninguém vem ao pai senão por mim” ( João 14.6)

OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história. 4-Oferta – 05 Minutos

Ensine aos liderados a importância de ofertar. E jamais os deixe ofertar sem propósito. Ore por prosperidade, gerando Fé no coração de cada discípulo, futuro líder.

5-Avisos e Oração Final

Neste domingo s 18h teremos um grande Culto de Celebração que será indispensável á presença de todos da célula e familiares.

  6-Confraternização
Momento para que possa interagir, relacionar-se através da comunhão.

  7-Comunhão
A bíblia nos assegura, em atos 2.42, que os discípulos de Jesus em tudo estavam reunidos na comunhão e no partir do pão. Será sempre bem vindo em uma célula de criança balas e pirulitos. Um lanche básico será muito bom para terminar a célula.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Jesus Vence o Inimigo.



Estudo para célula infantil.








                                                                                                             



1- Introdução 05 minutos

Dê as Boas Vindas as novas crianças e agradeça quem as convidou. Ore para começar, pedindo que eles repitam com você.

2- Louvor e Adoração - 10 Minutos

Lembrando-se que para manter as crianças atentas poderá ser colocada uma musica alegre no inicio e outra no meio da aula.

3- Ministração do estudo para Células- 30 Minutos

Texto Bíblico : Mateus 4.1-11

Logo depois que Jesus foi batizado por seu primo João Batista, Deus o chamou para um lugar deserto. Ali não havia pessoas nem água e nem comida. Lá, sozinho, Jesus teria tempo para falar com Deus, o Pai.

Jesus ficou 40 dias no deserto sem comer ou beber, só orando. Então o inimigo de Deus, Satanás, aproveitando que Jesus estava bem fraco, tentou fazer algumas armadilhas para afastá-lo de Deus.

O inimigo sabia que Jesus estava com fome. Então sua Primeira armadilha foi dizer:

“ Se é Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães”. E claro que Jesus poderia ter feito , mas Jesus respondeu:

“... não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor...”

Segunda armadilha foi levar Jesus para a parte mais alta do templo em Jerusalém: “ Se você é Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: Deus mandará que os seus anjos cuidem de você”. Ele queria que Jesus fizesse algo apenas para chamar a atenção das pessoas. E Jesus, novamente usando a Bíblia respondeu:

“...Não tentarás o Senhor, teu Deus..” Jesus queria dizer que não devemos brincar com Deus, testar Seus poder.

Terceira armadilha Foram para um alto monte e o inimigo ofereceu a Jesus muitos tesouros e reinos da terra. Em troca Jesus teria que adorar a Satanás. Vocês acham que Jesus aceitou isso? Claro que não, Jesus mandou Satanás ir embora dizendo que Ele adora e serve somente a Deus.

Então Deus mandou anjos para cuidarem de Seu Filho. Depois de 40 dias em jejum, Ele comeu e bebeu Jesus nunca pecou e nunca caiu em nenhuma armadilha de Satanás. E usou a Bíblia,  a palavra de Deus para vencer todas as tentações.

Para não cairmos em nenhuma armadilha do inimigo, precisamos conhecer bem a palavra de Deus e orar todos os dias. Obedeça  sempre a Deus e aos seus pais e pastores.  

OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.

4-Oferta – 05 Minutos

Ensine aos liderados a importância de ofertar. E jamais os deixe ofertar sem propósito.

Ore por prosperidade, gerando Fé no coração de cada discípulo, futuro líder.

5-Avisos e Oração Final

Neste domingo as 18hs teremos um grande Culto de Celebração que será indispensável á presença de todos da célula e familiares.

6-Confraternização

Momento para que possa interagir, relacionar-se através da comunhão.

7-Comunhão

A bíblia nos assegura, em Atos 2.42, que os discípulos de Jesus em tudo estavam reunidos na comunhão e no partir do pão.

Será sempre bem vindo em uma célula de criança balas e pirulitos. Um lanche básico será muito bom para terminar a célula.


fonte: livro A vida de Jesus e algumas de suas histórias.Pré-primário 2, Editora Cristã Evangélica.
Bíblia de Recursos para Ministério com crianças. APEC.