'

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Porque Perdoar?


Estudo para Célula infantil

1-Introdução – 5 minutos

  De boas vindas as novas crianças e agradeça quem as convidou. Ore para começar pedindo que eles repitam com você.

  2- Louvor e Adoração- 10 minutos 

Lembrando-se que para manter as crianças atentas poderá ser colocada uma música alegre no inicio e no meio da aula.

  3- Ministração do estudo para células- 30 minutos   

Texto bíblico: Mateus 18: 21 - 35

Quem já ficou de mal de um amigo? Por quê?
Jesus ensina numa história como resolver esse problema. Quando Jesus, o Filho de Deus, estava aqui na terra, tinha alguns amigos especiais: os discípulos. Um deles, que se chamava Pedro, perguntou para Jesus: "... Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim?
Sete vezes? ( Mt 18.21 NTLH). Pedro achou que sete era muito.
E Jesus lhe respondeu: Você não deve perdoar "... sete vezes, mas até setenta vezes sete " ( Mt 18.22). Então Jesus contou esta história: Um certo rei resolveu ver quem estava lhe devendo. Ele descobriu que um empregado lhe devia muito, mas não tinha como pagar. Pelas leis antigas o rei teria direito não só de ficar com a casa do empregado e com a sua roupa, mas também de vender a esposa, os filhos e também ele como escravo, para pagar suas dívidas. Então o empregado disse ao rei: "... Sê paciente comigo, e tudo te pagarei" ( Mt 18.26). O rei foi muito bondoso. Perdoou o empregado e até esqueceu a dívida. O empregado deve ter saído dali muito feliz e aliviado. Mas logo se encontrou com um dos seus companheiros de trabalho, que lhe devia um pouquinho de dinheiro.
Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e disse: "... Pague o que me deve!" ( Mt 18.28). O homem ajoelhado, lhe disse: "... Sê paciente  comigo e te pagarei", implorou o homem.
Será que o empregado se lembrou daquela dívida enorme que o rei havia perdoado? Não! Ele mandou seu companheiro para a prisão até que pagasse a dívida. Quando os outros empregados ficaram sabendo, foram até  ao rei e lhe contaram o que havia acontecido. O rei, então, chamou o empregado e disse: "... Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?"
Então o rei muito chateado, mandou o empregado para a prisão até que conseguisse pagar toda a dívida. Jesus, quando contou esta história, queria nos ensinar a perdoar. Assim como o rei perdoou o homem, Deus nos perdoa, também, E o que Deus quer de nós? Quer que perdoemos sempre os nossos amiguinhos, os nossos irmãos, o papai, a mamãe. Deus não quer que fiquemos de mal com ninguém.

OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consigam assimilar a história. 

4- Oferta- 5 minutos 

Ensine aos liderados a importância de ofertar. E jamais os deixe ofertar sem propósito. Ore por prosperidade, gerando Fé no coração de cada discípulo, futuro líder.

5- Avisos e Oração final 

Neste domingo as 18hs. Teremos um Culto de Celebração que será indispensável á presença de todos da célula e familiares.

6- Confraternização 

Momento para que possa interagir, relacionar-se através de comunhão.

7- Comunhão

  A bíblia nos assegura, em Atos 2. 42, que os discípulos de Jesus em tudo estavam reunidos na comunhão e no partir do pão. Serão sempre bem vindos em uma célula de criança balas, pirulitos. Um lanche básico será bom para terminar a célula.

Fonte: livro A vida de Jesus e algumas de suas histórias. Pré-Primário. Editora Cristã Evangélica. 
Bíblia de Recursos para Ministério com crianças, APEC.    

6 comentários: