'

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Criança ora brincando, porque orar é coisa séria!



Sugestão de atividades para incentivar as crianças orarem

a) Coração: forme um circulo e vá passando uma almofada de coração, de mão em mão. A criança que estiver com a almofada deve completar a frase: Amo a Jesus porque... (oração de gratidão e adoração)

b) Roleta : faça uma roleta, e na parte de baixo, coloque vários pedidos de oração,assim cada vez que rodar a roleta, ela parará em um pedido, e uma criança deverá orar por ele.

c) Objetos: coloque em uma caixa, vários objetos que possam lembrar os pedidos que devem ser feitos (caixa de remédio = orar pelos enfermos, colar=mulheres, boneca= crianças, mapa = missões)...)

d) Circuito: prepare vários cantinhos com pedidos de oração. Separe as crianças em grupos e coloque cada grupo em um dos cantinhos para que orem por aqueles pedidos, e a cada sinal eles mudam de cantinho, para orar por outros pedidos.

e) Dado: monte um dado de papelão. Em cada face do dado coloque um motivo de oração. As crianças jogam o dado e orar pelo motivo que sair.

f) Móbiles : monte móbiles, com motivos de oração pendurados para que as crianças possam levar para casa e orar quando for dormir.

g) Ímãs de geladeira: pode ser de formas que lembrem um motivo ( por ex: uma bandeira do Brasil para que orem pela Pátria, por missões nacionais, governantes...), uma árvore onde cada fruto seja um pedido, etc...

h) Mural: monte um mural onde tenha motivos pelos quais elas devam orar, pedidos que eles queiram acrescentar. Separe um espaço para gratidão, onde elas colocaram os pedidos atendidos.( pode escrever “Obrigado Deus” e “Nos ajude Deus”)

i) Agenda: dê para cada criança uma agendinha de oração, onde ela possa anotar os pedidos e as respostas de oração. Isso contribuirá para que ela veja a atuação de Deus através da oração.

j) Relógio de pulso: faça de E.V.A. relógios e escreva: “Hora de Orar”, e distribua para que elas lembrem-se que sempre é hora de orar.

k) Relógio de parede : faça um relógio e divida conforme seu planejamento ( hora de louvar, hora de orar, hora da história, hora de ler a bíblia...), coloque os ponteiros e converse com as crianças que há momento para tudo, e que também precisamos separar tempo para orarmos.

l) Corrente: faça vários elos. Peça que cada criança escreva um pedido, uma gratidão, depois uma os elos formando uma grande corrente, ore com elas e finalmente simbolize a entrega dos pedidos a Deus através da corrente que as crianças montaram.

m) Marcador de bíblia: distribua marcadores de bíblia com versículos que falem sobre a importância de orar.

n) Livro da Turma : monte um livro, onde cada página representa uma criança ( é até interessante, se possível , colocar uma foto dela). Ali a cada domingo você anota os pedidos e gratidão, para que possam orar juntos.Utilize este recurso para que ore diariamente por seus alunos.

o) Identificando o tipo de oração : faça várias frases e misture. As crianças deverão classifica-las em adoração, confissão, gratidão, intercessão ou petição.

p) Completando a oração: prepare em sulfite a frase: Amado Deus, obrigada por ................... e ....................., te agradeço por................., eu te peço que ..................., perdoa porque eu ..........................., em nome de Jesus , Amém.
Isso ajudará aqueles que tem dificuldade de começar a orar.

q) Conte histórias que relatem a vida de pessoas de oração ( Daniel, Davi, Ana...)

r) Memorização: ajude as crianças a memorizarem versículos que tratem da oração.

s) Músicas: Cante músicas que falem sobre oração, e sobre personagens bíblicos que tem episódios sobre a oração.

t) Brincando de “eu quero ou eu preciso”: prepare uma folha com nove quadradinhos (como bingo), para cada criança.Dentro dos quadradinhos esta escrito uma das frases “eu quero” ou “eu preciso”, distribua as folhas aleatoriamente ( cada folha deve ser diferente da outra).Mostre gravuras de coisas que elas precisam (roupa, comida, casa...) e de que elas desejam ( doce, brinquedo, televisão...). Deixe que elas falem sobre a gravura, se é algo necessário ou desejado, e depois marquem na folha um X na frase que representa aquela gravura. Quando a primeira criança conseguir preencher sua folha o jogo termina. Explique que este jogo serve para mostrar a diferença entre as coisas que precisamos e as que desejamos.

u) Caixinha com versículos que falam sobre oração ( por ex: Mat.7:7; Mat. 21:22; Sl 34:4 ; I Jo 3: 22; Fil. 4:6-7; Tg 1:6; I Tess 5:18; Jer 29:11-13)

v) Poesia :
Meus pezinhos juntos estão
Cruzo os dedinhos da minha mão
Abaixo a cabeça com atenção
Fecho os olhinhos em oração

Nenhum comentário:

Postar um comentário