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sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

UMA DEFINIÇÃO DE ENSINO


Uma definição simples de ensino: ensinar é ajudar outra pessoa a aprender.
É de importância vital que nós, como professores, compreendamos o que é ensinar e o que representa. Se o fizermos, maior é a probabilidade de sermos bons professores.

 • Ensinar não é apenas falar. Nem todos que ouvem, aprendem.
 • Ensinar não é apenas fazer com que a criança escute. Elas podem escutar sem aprender.
 • Ensinar não é apenas fazer com que a criança repita algo. Isso pode ajudar, mas não significa necessariamente aprendizado.

Ensinar é o que ajuda uma criança a entender, aprender e absorver algo que ela havia aprendido ou compreendido. O alvo do ensino é uma mudança no pensamento, no sentimento ou na ação – ou todos eles juntos.

O professor eficiente entende que seu ensino deve focar a criança como um todo – sua mente, primeiramente, e através dela, seu coração (ou emoções), e depois sua vontade. Já vimos a explicação de Paulo desse processo com referência aos crentes de Roma. “Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer (com a vontade) de coração à forma de doutrina a que fostes entregues (dada ou confiada a)” (Romanos 6.17). A mensagem do evangelho foi dirigida à personalidade completa das pessoas; e elas responderem de três maneiras à essa mensagem.

 • Seu intelecto foi iluminado. Paulo fala da “forma de ensino que lhes foi transmitida”. Nós, professores, precisamos ensinar a Palavra de Deus de forma clara e inteligível, confiando que Deus iluminará a inteligência das pessoas.
 • Suas emoções foram trabalhadas. Paulo diz: “obedecer de coração”. Nosso desejo e alvo no ensino é que Deus, o Espírito Santo, fale ao coração da criança e dê a ela um desejo de se desviar do pecado e de confiar no Senhor
 • Suas vontades estão agora submissas a Cristo. Paulo enfatiza que eles obedeceram ao que ouviram.

Um professor deve ter três objetivos:
1. Ele deseja que as crianças conheçam a Bíblia e o que ela ensina.
2. Ele deseja que o coração e as atitudes da criança sejam tocados.
3. Ele deseja que a criança aja com base no que sentiu e aprendeu.

Fonte: DOHERTY, Sam. Os princípios do ensino: um manual que auxilia aqueles que ensinam crianças e que desejam se tornar melhores professores. São Paulo: APEC, 2008. p. 35,36.

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